SETEMBRO AMARELO: mês da luta contra o suicídio!

CULTURA DE PAZ ESCOLAR

 

DIRETRIZ

Procurar encaminhar a cultura escolar a uma convivência criativa e não violenta, com condições de encarar os conflitos como oportunidades de aprendizagem, no uso de conceitos, interações e ações pedagógicas, que gere as competências necessárias à comunidade escolar a se engajar às orientações institucionais e às práticas que promovem a cultura de paz.

COMPROMETIMENTO

A paz é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de uma agenda mundial composta por 17 objetivos e 169 metas, a serem atingidos até 2030.

Dentre os objetivos pretendidos, destaca-se o 16:

"Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis."

CONSCIENTIZAÇÃO

A paz foi elevada ao nível de fator de desenvolvimento sustentável. Isso significa que a promoção da cultura de paz, em qualquer esfera da sociedade, não comporta mais somente a busca de evitar guerras. Agora, ela é uma questão vinculada à luta pela manutenção da vida humana. Se antes era um quesito ecológico, faz-se emergente à própria existência humana o estabelecimento amplo e permanente da cultura de paz.

MOBILIZAÇÃO

A escola deve tomar como missão o desenvolvimento, em todas as suas ações voltadas à comunidade escolar em vivência da própria cultura escolar, observar as seguintes atitudes e intervenções:

— Tendo consciência da violência estrutural.
— Informando-se com a história sobre o princípio da não violência.
— Da passividade à pacificidade.
— Combatendo a violência através das redes sociais.
— Promovendo a paz através da comunidade escolar.

Comentários