O Pinho faz 60 anos. Feliz Educação!

2020: MINISTRO DA EDUCAÇÃO INAUGURA AGENDA OFICIAL NO PINHO

O Ministro da Educação Dr. Milton Ribeiro em discurso à gestão escolar do Pinho perante o diretor Sílvio Gomes. Foto: Prof. Lucas

┘✢┌

A Série Pinho|faz|60 do EducaPinho é disponibilizada em mais uma postagem relacionada aos 60 anos de atividade de ensino da E. E. Margarida Pinho como instituição da rede de ensino estadual do Estado de São Paulo em assistência educional à comunidade da Vila Margarida e adjacências, como suporte de combate à marcante pobreza extrema e a criminalidade sistêmica na comunidade pela formação escolar, como geradora de perspectiva de futuro na aquisição de competências profissionais, cidadãs e de paz. Nesse afã, tem acumulado marcos significativos, que se somam como validadores da projeção de sua pertinência como realidade de alcance extensivo até mesmo inesperado. 

Não era possível imaginar que a professora Apparecida Ribeiro, atualmente aposentada, veria um dos seus três filhos, em sua homenagem, agendar primeira visita oficial no cargo de Ministro da Educação do Brasil à escola do ganho do pão que o sustentou. Portanto, um marco era fincado na tarde do dia 08/08/2020, quando a primeira visita oficial do Ministro da Educação do Brasil, o professor e advogado Dr. Milton Ribeiro, com doutorado em Educação (USP/SP), cumpriria agenda oficial junto à gestão escolar da E. E. Margarida Pinho Rodrigues. 

Secretária de Educação/São Vicente, 1ª dama, Prefeito Pedro Gouveia, Ministro da Educação Dr. Milton Ribeiro e Silvio Gomes, diretor do Pinho. Foto: Prof. Lucas

Recepcionados com elaborado café da tarde, a agenda previa cumprimento de evento privativo do Ministro de Educação à gestão escolar do Pinho, que oportunizou convite de honra ao prefeito Pedro Gouveia e sua presença na companhia da esposa, primeira dama do município, e da Secretária de Educação da rede de ensino municipal vicentino.

Em agenda ao Pinho, Ministro é recepcionado com café da tarde: conversa informa do diretor Sílvio Gomes com o Ministro Dr. Milton Ribeiro. Foto: Prof. Lucas

Ao término desse momento de informalidade, o diretor Silvio Gomes cumprimenta às autoridades em nome da gestão escolar do Pinho e pronunciou diante de Ministro seu sentimento de realização “que qualquer diretor poderia ter como sonho impossível, mas era vivenciado naquela tarde: recepcionar sob sua direção a ilustre presença do Ministro de Educação do Brasil em agenda oficial à escola”, frisou ele. Ele expressou, em conclusão ao seu pronunciamento, que aquele memorável momento de tamanha honra à gestão escolar da E. E. Margarida Pinho carregava duplo significado: primeiro, era o coroamento em reconhecimento a todos que lutaram e sofreram pela causa da educação à radical melhoria da comunidade assistida, aos quais se somava a mãe do Ministro, que por anos atuou como docente na escola; e, por fim, era um incentivo a se manterem comprometidos ao exercício de educar e entregar o coração à esperança do melhor.

Com a palavra, o prefeito Pedro Gouveia ressaltou a importância do Pinho ao desenvolvimento social e humanitário da Vila Margarida e como sua figura ilustra decisivamente a história da educação em São Vicente, fincando nela o marco de não somente como evento recepcionar um Ministro da Educação em sua unidade de ensino, exclusividade memorável por si mesma, mas em tê-lo vinculado à própria comunidade escolar do Pinho através da docência da genitora da autoridade presente em efetivo cargo na escola.

Foto oficial de membros da gestão escolar do Pinho com o ministro Dr. Milton Ribeiro e autoridades. Foto: Prof. Lucas

O Ministro da Educação do Brasil, Dr. Milton Ribeiro, visivelmente emocionado relatou as lembranças que tinha de sua mãe em cumprimento da rotinha docente e daquele momento sua mente era levado a pensar que muitos encontraram na Escola Margarida Pinho o meio de alcançar a superação da pobreza e oportunidade para se educar e se destinar a posições melhores profissionalmente. “Foi aqui em cargo efetivo que minha mãe fez de sua profissão, sob apoio da gestão dessa escola, oportunidade às conquistas acadêmicas e profissionais que me garantem o bem-estar de minha família, reconhece o Ministro. E completa: “Se não foi fácil para mim o percurso da oportunidade aqui conquistada por minha mãe, não se pode imaginar que houve facilidade para ela. No entanto, se me era facilmente oportuno homenageá-la, que fosse diante da gestão escolar dessa escola em reconhecimento ao legado competente, persistente e solidário do passado.

Ao término, a professora Carmen Lúcia, coordenadora pedagógica, em nome da gestão escolar, presenteia o Ministro Dr. Milton Ribeiro com um dossiê da vida funcional de sua mãe, a professora aposentada Apparecida Ribeiro, sob atribuição na Escola Estadual Margarida Pinho Rodrigues como professora efetiva da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo.

A coordenadora Carmen Lucia, em nome da gestão escolar, presenteia o Ministro Dr. Milton Ribeiro com dossié funcional de sua mãe, a professora aposentada Apparecida Ribeiro. Foto: Prof. Lucas

O Pinho faz 60 anos como espaço em que a comunidade escolar encontrou na educação o caminho da superação: os professores através do dedicado exercício do ensino legaram futuro à sua família; e os alunos de posse das habilidades e competências apreendidas pela aprendizagem, ascenderam na sociedade de conformidade com propósito de cada um, mas jamais por ausência condições de proveito da oportunidade oferecida. Como insiste em declarar o diretor Sílvio Gomes sobre a Escola Margarida Pinho: Não a melhor, mas diferente. E como fez e faz diferença o diferente do Pinho!

┘✢┌

Prof. J. A. Lucas Guimarães
Professor efetivo da disciplina de História na E. E. Margarida Pinho Rodrigues.

Comentários

Postagens mais visitadas