MAIS PRECIOSA DO QUE DIAMANTE / Chrislayne Correia
┘✢┌
Em entrevista, no dia 04/11/2015, à equipe de reportagem do Jornal da Tribuna 1ª edição, a vencedora do 2º lugar da categoria Comissão Julgadora do Projeto Câmera Educação, com a redação institulada “Mais preciosa do que diamante”, a adolescente Chrislayne Correia Marinho da Silva, aluna da Escola Estadual Margarida Pinho Rodrigues, revelou que a inspiração da temática da redação ocorreu dada à exposição de uma cena no filme “O Pequeno Príncipe”. Na cena, um adulto e uma criança escovavam os dentes no uso de, apenas, um copinho com água. Nisso, aconteceu a construção mental da relação da realidade da escassez mundial de água com o copinho com ela ao uso.
O EducaPinho, ao Pinho|faz|60, disponibiliza a seguir a transcrição da redação vencedora do 2º lugar da categoria Comissão Julgadora do Projeto Câmera Educação, oriunda da tomada de consciência da sustentabilidade do Planeta pela defesa da água pela aluna em menção:
✢ MAIS PRECIOSA DO QUE DIAMANTE ✢
A questão da escassez é um problema muito sério, gerada por fatores geográficos, climáticos, políticos e sociais. O ser humano não vive sem água, pois, ela é essencial à vida do homem, da natureza e dos animais. O planeta pede socorro. O que está sendo feito para amenizar essa questão? Já se imaginaram sem água? Já Pensaram em usar água de esgoto?
Isso mesmo. Sabe-se que Campinas será a primeira cidade no Brasil a usar esgoto tratado para abastecimento urbano. O projeto foi estimado em 12 milhões e ficará pronto em 18 meses. Na cidade, parte do esgoto já é tratado e utilizado com 90% de pureza mas, não serve para consumo humano, é apenas utilizado pelos bombeiros e pela prefeitura para regar praças, jardins e também vendida à empresas, aeroportos e despejada no rio Capivari. Apesar de parecer absurdo, o prefeito de Campinas Jonas Donizette, garante ser totalmente seguro. A nossa região está preocupada, pois há mobilização de vários setores da sociedade, principalmente o setor imobiliário o qual, já está projetando os prédios com tecnologia avançada para reutilizar água da chuva por meio de cisternas, e as comunidades estão reduzindo o consumo, reutilizando água da máquina de lavar roupa para a limpeza em geral. A Costa litorânea brasileira possui mais de 8 mil quilômetros de extensão, sendo assim, o Brasil deveria seguir exemplos como o de Hong Kong, que, utiliza água do mar nas descargas dos banheiros há mais de cinquenta anos. Outra proposição, poderia ser a dessalinização da água marinha, como ocorre em outros países.
Reutilizar a água do banho para ser
usada nas descargas, utilizar um copo na hora de escovar os dentes, também
ajudaria reduzir o consumo. Portanto, precisa-se de mais ações como estas pois,
a água é um bem primário e imaginávamos ser inesgotável mas, devido ao mau uso
por uma sociedade consumista, sem consciência da importância da preservação
ambiental e dos recursos naturais, poderá sofrer sérias consequências. Assim
sendo, as futuras gerações como sobreviverão sem esse bem mais precioso que
diamante?
Finalmente, a sociedade acordou e está num processo de conscientização sobre a importância de reduzir, reciclar e reutilizar a água, líquido tão precioso: o nosso diamante transparente, inodoro, incolor e insipido, mas não vivemos sem ela. Dessa maneira, unidos de forma responsável, cuidaremos do nosso planeta Terra, que pode ser até chamado planeta Água, para que haja vida no futuro.”
Comentários
Postar um comentário
Comentar postagem e não solicitação de informação.